Jane Beauty

É cada vez maior o número de homens que se preocupam, além de com o bem-estar, com a aparência física e estética. Com base nessa premissa, em 2014, a visionária da área da beleza em Bento Gonçalves, hair stylist Janete Gregio, proprietária do JaneBeauty Centro Estético, investiu na instalação de uma barbearia.
nInicialmente, o serviço era oferecido timidamente, no segundo andar do Centro, no mezanino, com uma única cadeira, com um profissional formado dentro do próprio salão. “Quando iniciamos, Porto Alegre já dava sinais de que as barbearias voltariam a ter seu espaço. O mesmo ocorria em São Paulo. Em Bento Gonçalves, tínhamos apenas os barbeiros antigos, que faziam o trabalho convencional, incrível, mas convencional. Decidimos iniciar com o trabalho porque o mercado sinalizava. Nas minhas viagens, eu percebia que estava ocorrendo um resgate desse serviço e nosso cliente também demonstrava esse interesse, de ter um lugar com mais privacidade, com um cuidado mais específico”, frisa Jane.
Em meados de 2015, entendendo que a ideia estava dando certo, que a procura vinha crescendo a cada dia e que o cliente havia recebido muito bem a novidade, a proprietária do Centro Estético pensou numa forma de atender ainda melhor a clientela masculina já formada e atrair ainda mais interessados nos serviços da barbearia.
Numa viagem à NRF (Nova York), em janeiro de 2015, Jane percebeu que muito se falava sobre sustentabilidade, inclusive este tema sempre despertou sua atenção. “Se via muita construção em container, e pensei que de repente essa fosse a maneira de ampliar meu negócio. Surgiu então a ideia de fazer essa construção na frente do salão, aproveitando os espaços”, lembra.
A partir da ideia, foram feitas as adequações no terreno e, com o trabalho da arquiteta Cátia Giacomello, optou-se por aproveitar a área interna de um container, dando à barbearia uma cara mais masculina, industrial. Para ter um isolamento térmico, optou-se pela parede verde. A conexão do cliente com a natureza, aproveitando o verde do pátio, também foi uma estratégia para oferecer relaxamento e aliviar as tensões do cotidiano. Foram feitos recortes com vidros para que o cliente não se sentisse “dentro de uma lata” e ficasse, como já mencionado, conectado com o verde, com a natureza.
Em termos de decoração, de conceito arquitetônico, Jane não queria seguir os moldes de muitas barbearias existentes no mercado, “super rock and’roll”, “mega vintage”. Apesar de gostar dos temas, a empresária buscava ter o seu diferencial. Surgiu então a ideia de investir num espaço que fosse a cara do jazz, do blues, da música francesa. Na decoração, o investimento seria por elegância, aliada à simplicidade. “Buscamos muitas peças da barbearia antiga, arte local, quadros, além de instrumentos musicais que podem ser utilizados pelos clientes, como um violão elétrico e um bongô. Muitas coisas foram feitas por nós. Ainda temos muito a agregar, estamos indo aos poucos, inserindo elementos, construindo com o tempo”, enfatiza.
Já em termos de serviços, a Barbearia JB conta com espaço para três profissionais. Os cortes de barba mais modernos estão aliados ao resgate de técnicas antigas, com a utilização da toalha quente e de aroma agradável. O espaço conta ainda com produtos personalizados, a fim de oferecer um atendimento diferenciado, não só em termos de técnica, mas também de produto. Os profissionais seguem buscando novidades, estudando. E para agregar um serviço especial no momento de subir ao altar, a Barbearia JB proporciona o Dia do Noivo, em parceria com a loja Identidade Homem.
Além do sucesso consagrado da Cerveja com a marca da Barbearia JB, outros diferenciais como a venda de chapéu Panamá, charutos, bengalas, narguilés e todos os produtos para manutenção diária de cabelo, barba, bigode e corpo fazem parte do espaço. Ainda em termos de bebidas, são comercializadas também algumas marcas de whisky, cervejas convencionais como Stella Artrois, Budweiser, Heineken e, numa parceria com a Famiglia Valduga, a cerveja Leopoldina e espumantes Casa Valduga.
Em relação à sustentabilidade, no deck construído para integrar o JaneBeauty com a Barbearia JB, foi utilizada madeira de reflorestamento e peças da Prima Design, produzidas com base no conceito de reaproveitamento de materiais, como resíduos de E.V.A. O espaço conta também com um bicicletário, incentivando os clientes a irem para o local de bicicleta, o que lhes proporciona 15% de desconto nos serviços.
A operação da Barbearia JB é independente do Centro Estético, com recepção, caixa e agendamento particularizados. Ainda assim, ela está sob os olhos de Janete Gregio e todo seu know how no ramo da beleza e da estética.